Com 73,11% dos votos, a ex-presidente socialista Michelle Bachelet conquistou hoje uma vitória expressiva na prévia para sua escolha como candidata da coalizão Nova Maioria à eleição presidencial de 17 de novembro de 2013 no Chile. Seu principal adversário será o candidato da direita, o ex-ministro da Economia Pablo Longueira.
Mais de 13 milhões de chilenos estavam habilitados a votar hoje. Pela primeira vez, as eleições primárias foram realizadas no mesmo dia.
Bachelet bateu três aspirantes de sua coalizão, onde se destacam a Democracia Cristã e o Partido Socialista.
À direita, Longueira, da conversadora União Democrática Independente (UDI), venceu o ex-ministro da Defesa Andrés Allemand, da Renovação Nacional, partido do presidente Sebastián Piñera, por 51,34% a 48,65%.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário