O ex-agente secreto americano Edward Snowden, que revelou o programa de espionagem em massa da Internet pelo governo dos Estados Unidos, desapareceu na cidade de Hong Kong, que tem status de província autônoma da China, mas tem um tratado de extradição com os EUA.
Snowden, que passou a notícia ao jornal britânico The Guardian, alega que resolveu denunciar a espionagem em larga escala para defender a democracia e "as liberdades fundamentais". Já recebeu o apoio do australiano Julian Assange, fundador do WikiLeaks, que está refugiado na Embaixada do Equador em Londres para não ser extraditado para a Suécia, onde é acusado de crimes sexuais.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário