Um júri federal dos Estados Unidos aceitou hoje a denúncia com 30 acusações contra Djokhar Tsarnaev, o suspeito sobrevivente do atentado à Maratona de Boston em 15 de abril de 2013, inclusive por uso de armas de destruição e quatro mortes, três na chegada da corrida e um guarda do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Dezessete dessas acusações podem ser punidas com prisão perpétua ou a morte. O outro suspeito, Tamerlan Tsarnaev, irmão mais velho de Djokhar, considerado o idealizador da ação terrorista, morreu no cerco policial.
Ambos eram de família da Chechênia, uma república muçulmana da Federação Russa situado no Norte do Cáucaso que foi alvo de duas guerras brutais do governo central desde os anos 1990s, onde Tamerlan teria sido seduzido por pregadores extremistas muçulmanos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário