O governo do Mali assinou ontem um acordo de paz com os rebeldes tuaregues do Movimento Nacional de Libertação de Azawade, viabilizando a realização de eleições nacionais no próximo mês, inclusive na cidade de Kidal, que permanece sob controle rebelde mesmo depois da intervenção militar da França no início de janeiro para combater grupos extremistas muçulmanos.
A minoria tuaregue, um povo nômade do Deserto do Saara, luta por autonomia no Norte do Mali desde que o país se tornou independente da França, em 1960, lembra a televisão pública britânica BBC.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário