A retomada das negociações de paz no Afeganistão já enfrenta problemas. O presidente Hamid Karzai não aceita negociar com a milícia fundamentalista dos Talebã, que instalou um escritório no Catar sob o nome do Emirado Islâmico do Afeganistão, nome que deu ao país durante seu reino do terror, de 1996 a 2001
Os Estados Unidos reabriram as negociações, suspensas há um ano, para viabilizar a retirada da maior parte de suas forças até o fim de 2014. Os Talebã alegam que o país está sob ocupação para negar legitimidade ao governo Karzai. Ao se apresentarem como um governo paralelo, provocaram a ira do presidente.
Para negociar, Karzai exige que os Talebã renunciem à violência e aceitem a atual Constituição do Afeganistão. Os rebeldes afegãos não aceitam isso.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário