quarta-feira, 5 de junho de 2013

Novo primeiro-ministro paquistanês pede fim de ataques dos EUA

Ao tomar posse hoje como chefe de governo do Paquistão para um terceiro mandato 14 anos depois de ser derrubado por um golpe militar, o primeiro-ministro Nawaz Sharif pediu o fim dos ataques dos Estados Unidos com aviões não tripulados em regiões tribais do país para combater extremistas muçulmanos. Ele foi eleito por 244 dos 342 deputados.

O problema é que, diante da omissão do governo paquistanês, os drones dos EUA são a única força que combate o jihadismo nas zonas tribais do país. As autoridades do Paquistão costumam alegar que a chamada guerra contra o terrorismo é uma guerra americana, mas a maioria dos mortos é paquistanesa.

Por muito tempo, os militares do Paquistão toleraram e até incentivaram a formação de grupos guerrilheiros muçulmanos para usá-los em guerras indiretas na província indiana da Caxemira, reivindicada pelo Paquistão, e no Afeganistão. Mas as últimas declarações do comandante das Forças Armadas, general Ashfaq Kayani, indicam que ele é contra negociar com os extremistas, que em realidade são contra o Estado paquistanês e gostariam de refundá-lo como um emirado ou república islâmica.

Nenhum comentário: