Depois de mandar a polícia expulsar os manifestantes que protestam desde 28 de maio de 2013 contra obras numa das últimas áreas verdes do Centro de Istambul, o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, declarou diante de uma multidão de centenas de milhares de partidários reunidos no Parque Kalisceme, na mesma cidade, muitos levados até lá com transporte e dinheiro público, que "tinha de evacuar o Parque Guézi".
No comício para lançar a campanha do governista Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, do turco), Erdogan tentou reafirmar sua liderança, contestada pela classe média das grandes cidades, que o acusa de querer islamizar a Turquia.
Mais de mil soldados da tropa de choque das províncias de Diarbaquir, Sirnak, Sirte e Elazigue foram convocados para reprimir as manifestações em Istambul e na capital, Ancara, onde hoje foi mais um dia de violência e protesto
Apesar da onda de manifestações, Erdogan ainda conta com amplo apoio nas áreas mais conservadoras do interior da Turquia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário