terça-feira, 18 de junho de 2013

África Ocidental supera Somália como antro de piratas

A costa da África Ocidental superou a Somália. É hoje a região com o maior número de ataques de piratas, revela um relatório do Birô Marítimo Internacional (BMI). Em 2012, houve 966 ataques na costa oeste da África e 851 perto da costa da Somália, na região do Chifre da África.

Na África Ocidental, os alvos são principalmente navios-tanque e os pertences das tripulações. O petróleo é vendido com facilidade no mercado negro da Nigéria.

Os piratas oeste-africanos são muito violentos. Cinco dos 206 reféns sequestrados no ano passado foram mortos, informa o relatório O Custo Humano da Pirataria em 2012, divulgado hoje pelo BMI, o projeto Oceanos sem Pirataria e o Programa de Resposta Humanitária à Pirataria Marítima.

Apesar do aumento da pirataria, acrescenta o estudo, o Golfo da Guiné "não recebe a mesma atenção do que a Somália".

Um marinheiro observa que, "na Nigéria, o dinheiro circula rapidamente, ao contrário da Somália. Na Somália, levaria meses. Na Nigéria, os piratas conseguem roubar toda a carga de petróleo e o dinheiro dos funcionários e da companhia em semanas".

De longe, a região mais perigosa é a costa da Nigéria. Como o maior produtor de petróleo da África não desenvolveu a capacidade de refino, seus mares estão sempre cheios de navios-tanques que exportam petróleo e importam seus derivados.

Com a corrupção endêmica e a atividade guerrilheira em regiões produtoras de petróleo, surgiu um mercado negro, observa a televisão pública britânica BBC.

Nenhum comentário: