A Coreia do Norte propôs hoje a realização de negociações diretas com os Estados Unidos para aliviar a tensão na Península Coreana, ignorando a Coreia do Sul, que considera um país-fantoche de Washington.
Historicamente, os EUA relutam em negociar diretamente com o regime comunista norte-coreano, preferindo as negociações hexapartites, de que também participam a China, a Coreia do Sul, o Japão e a Rússia.
Desde o fim do comunismo e o colapso da União Soviética, em 1991, o regime stalinista da Coreia do Norte faz uma chantagem nuclear com os EUA para barganhar ajuda em energia e alimentos para seu sistema econômico falido, incapaz de sustentar sua empobrecida população.
A tensão se agravou com o terceiro teste nuclear norte-coreano, realizado em fevereiro, e manobras militares conjuntas da Coreia do Sul e dos EUA, que mantêm forças no país desde o fim da Segunda Guerra Mundial, em abril e maio.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário