A polícia antimotim ocupou na madrugada de hoje a Praça Taksim, no centro de Istambul, a maior cidade da Turquia, onde desde 28 de maio eram realizados protestos contra planos do governo de construir um central comercial e reerguer um quartel do Império Otomano numa das últimas áreas verdes da cidade. Diante da repressão policial, as manifestações passaram a pedir a queda do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan.
Para dar uma aparência de normalidade, Erdogan fez uma visita ao Marrocos, à Argélia e à Tunísia na semana passada. No domingo, alertou que estava "perdendo a paciência", um sinal claro de que pretendia recorrer à força armada para acabar com os protestos, que se ampliaram para denunciar seu autoritarismo e uma islamização da Turquia.
O primeiro-ministro marcou uma reunião para quarta-feira com alguns líderes ecologistas das manifestações. Depois da demonstração de força, a reunião está esvaziada. As oposições marcaram nova concentração na praça para esta tarde.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário