A Agência de Segurança Nacional e a polícia federal dos Estados Unidos (FBI) estão copiando arquivos de áudio, vídeos, fotos, e-mails e documentos colocados na Internet diretamente dos servidores de nove grandes empresas.
O programa secreto chamado Prisma existe desde 2007, mas só foi revelado agora pelo jornal The Washington Post. As empresas - AoL, Apple, Facebook, Google, Microsoft, PalTalk, Skype, Yahoo e YouTube.
Assim que a notícia vazou, o governo dos EUA afirmou que só vigia estrangeiros e que o programa está apoiado na lei.
Horas antes, o jornal inglês The Guardian revelou que o presidente Barack Obama manteve um programa de monitoramento e armazagem em massa de dados de conversas telefônicas e transmissão de dados por telefone.
O Guardian conseguiu uma cópia de uma ordem secreta obrigando a maior empresa de telefonia celular dos EUA a passar diariamente ao FBI os registros telefônicos de todos os seus milhões de clientes. São informações sobre quem ligou para quem e quanto tempo duraram as ligações.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário