Durante a reunião de cúpula do Grupo dos Oito (G-8) realizada em Belfast, na Irlanda do Norte, a União Europeia (UE) e os Estados Unidos, os dois maiores mercados consumidores do mundo, lançaram negociações de livre comércio para criar um mercado comum juntando os dois.
É uma parceria transatlântica. Em última análise, tenta contrabalançar a ascensão da Ásia, hoje o polo mais dinâmico da economia mundial. As negociações começam em julho de 2013, em Washington.
Para não vetar as negociações, a França exige que a produção cultural seja excluída do acordo. A chamada "exceção cultural" visa a permitir subsídios à produção de cinema e televisão com o objetivo de preservar a identidade cultural dos países.
A UE tem um produto interno bruto de cerca de US$ 18 trilhões, e os EUA, de mais de US$ 15 trilhões.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário