Diante do autoritarismo cada vez mais flagrante do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan contra ativistas que lutam pela preservação de uma área verde no centro de Istambul e da democracia na Turquia, a chanceler (primeira-ministra) da Alemanha, Angela Merkel, está pressionando a União Europeia a suspender as negociações sobre a adesão do país ao bloco.
A Turquia negocia há mais de 15 anos sua adesão, que sofreu forte oposição do ex-presidente francês Nicolas Sarkozy. Ele alegava que a Turquia não é um país europeu. Se fosse admitido, a fronteira da Europa seria no Iraque. A Alemanha, que abriga uma grande comunidade de imigrantes turcos, era a favor.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário