quinta-feira, 6 de junho de 2013

Erdogan rejeita qualquer concessão na Turquia

A Bolsa de Valores de Istambul caiu 8% hoje, depois de um pronunciamento do primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, recusando-se a fazer qualquer concessão aos manifestantes que há dez dias protestam contra uma reforma do histórico Parque Guézi que privatiza parcialmente a área do centro da cidade, usada tradicionalmente para protestos populares.

Antes de voltar de uma viagem ao Norte da África, Erdogan afirmou na Tunísia não ter nada contra ecologistas, mas acusou o movimento de estar infiltrado por terroristas. "Houve um ataque contra a embaixada americana feito por manifestantes. São extremistas e não ambientalistas", alegou o primeiro-ministro, acusado de autoritarismo.

Em consequência, aumenta a concentração de pessoas que pedem sua demissão na Praça Taksim. Os manifestantes exigem um pedido oficial de desculpas e o fim do projeto de reforma do Parque Guézi.

A lira turca caiu 1% e os juros pagos pelos títulos da dívida pública turca com dois anos de prazo subiram para 6,91%, sinais de que o mercado desconfia da capacidade de Erdogan de contornar a crise.

Nenhum comentário: