Os manifestantes que há nove dias protestam num parque central de Istambul exigiram hoje, em reunião com o vice-primeiro-ministro Bulent Arinc, a demissão dos chefes de polícia responsáveis pela violenta repressão que deixou mais de 2 mil feridos nos últimos dias. A violência cessou, mas o Parque Guézi foi ocupado pelos manifestantes para impedir a privatização de um espaço público usado tradicionalmente para protestos populares.
Na praça, os jovens manifestantes que exigem a queda do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, acusando-o de autoritarismo e de islamizar a Turquia ao restringir o consumo de álcool e o direito ao aborto, entre outras medidas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário