Uma tela do pintor russo naturalizado americano Mark Rothko, Laranja, Vermelho, Amarelo, de 1961, foi vendida ontem por US$ 86,9 milhões (R$ 170 milhões) pela casa de leilões Christie's em Nova York, nos Estados Unidos.
É um novo recorde para uma obra de arte contemporânea.
Rothko, considerado um expressionista abstracionista, nasceu em Dvinsk, no Império Russo, hoje parte da Lituânia, em 25 de setembro de 1903. Por causa da perseguição aos judeus e do medo de que seus filhos fossem convocados para o Exército czarista, seu pai emigrou com a família para os EUA.
Depois da abandonar a Universidade de Yale, que acusou de elitista e racista, ele foi para Nova York, onde iniciou a carreira artística e viveu até a morte, em 25 de fevereiro de 1970.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo, do Jornal Nacional e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário