O setor privado sofreu uma leve contração em fevereiro nos 17 países da Zona do Euro, confirmando a expectativa do mercado de volta da recessão. Suas economias tinham recuado no último trimestre de 2011 e dois trimestres seguidos de queda no produto interno bruto caracterizam uma recessão, apontam os índices dos gerentes de compras da empresa de consultoria Markit.
No setor de serviços, março registrou baixa pelo segundo mês seguido, enquanto a produção industrial diminuiu pela primeira vez em três meses.
"Uma pequena redução na contração do setor de serviços não foi suficiente para compensar a primeira queda na produção da indústria manufatureira em três meses", observou o economista Chris Williamson, da Markit.
Apesar de sofrerem quedas menores, a Itália e a Espanha, as duas grandes economias do continente com problemas para honrar suas dívidas, permanecem firmemente ancoradas na recessão.
A agência de classificação de risco Standard & Poor's estima que a recessão na Europa vá até o terceiro trimestre, mas acredita que a Espanha só para de encolher em 2013.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário