O senador Barack Obama será o primeiro negro a presidir os Estados Unidos, o que já é uma revolução em si.
As redes de televisão BBC e Fox News acabam de anunciar que Obama ganhou o estado de Ohio. Nenhum republicano chegou à Casa Branca sem ganhar em Ohio. Lá, foi decidida a eleição presidencial de 2004 em favor de George Walker Bush.
Na contagem de delegados no Colégio Eleitoral, as projeções da Fox dão 200 votos eleitorais a Obama e 90 a McCain. Como ainda falta contar os votos do maior estado americano em população, a Califórnia, que dará com certeza 55 delegados a Obama, e o candidato democrata lidera em vários estados, dá para concluir tranqüilamente que Obama ganhou.
Como o Colégio Eleitoral, que se reúne em 15 de dezembro, tem 538 delegados, o número necessário para ser presidente dos EUA é 270.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário