sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Reunião do G-20 tem expectativas reduzidas

Os líderes dos 20 países mais ricos do mundo (G-20) se reúnem hoje e amanhã em Washington com dois objetivos: impedir o agravamento da atual crise para evitar uma depressão e reformar o sistema financeiro internacional para impedir que a falta de regulamentação cause novas crises.

Ainda há grandes divergências sobre como regulamentar o mercado financeiro global. A Europa quer impor uma regulamentação internacional, como defenderam hoje a primeira-ministra Angela Merkel e o ministro das Finanças da Alemanha, Peer Steinbruck.

Uma das propostas, revelada hoje pelo jornal The Washington Post, prevê a criação de um colegiado de supervisores para fiscalizar as 30 maiores instituições financeiras internacionais.

Existe um consenso em torno da necessidade do aumento de transparência das transações financeiras e maior coordenação dos órgãos reguladores.

O primeiro-ministro do Japão, Taro Aso, por exemplo, quer aumentar o controle sobre as agências de classificação de risco. Mas o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, não vai, o que de certa forma esvazia a reunião.

Ontem, o atual presidente, George W. Bush, fez uma firme defesa do livre mercado e falou em coordenação dos órgãos reguladores nacionais. Isso indica que os EUA dificilmente aceitarão um controle externo sobre o sistema financeiro americano, apesar de sua responsabilidade pela crise financeira global.

Por outro lado, é evidente o aumento do poder das grandes economias emergentes como China, Índia e Brasil.

De imediato, os líderes mundiais precisam resolver a crise atual. É provável que decidam baixar ainda mais as taxas básicas de juros e fazer um esforço coordenado com dinheiro público para retomar o crescimento econômico.

Nenhum comentário: