O primeiro-ministro Ehud Olmert deu um ultimato ao Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), que domina a Faixa de Gaza há um ano e cinco meses, e mandou preparar uma invasão em grande escala da Faixa de Gaza, se os ataques de foguetes contra Israel não cessarem.
Um bombardeio aéreo israelense na Faixa de Gaza matou quatro militantes palestinos que se preparavam para lançar um foguete contra Israel, mas outros ataques conseguiram o território israelense.
A situação em Gaza é dramática. Desde 5 de novembro, Israel bloqueia o território palestino em retaliação aos ataques de foguetes do Hamas e de outros grupos radicais palestinos.
Na semana passada, chegou a haver um apagão por falta de combustível. Aí Israel libertou a passagem de alguns caminhões-tanques. Mas a própria agência das Nações Unidas para socorrer os refugiados palestinos está sem alimentos para distribuir.
Quase 80% dos 1,5 milhão de palestinos da Faixa de Gaza recebem ajuda de alimentos da ONU.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário