segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Obama apresenta equipe econômica

Ao apresentar hoje à tarde sua equipe econômica, o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, defendeu um forte estímulo para impulsionar a retomada do crescimento econômico e criar 2,5 milhões de empregos como maneira de enfrentar a crise.

Ele não quis falar em números porque os detalhes finais serão preparados pela equipe. Os líderes democratas no Congresso falam em até US$ 700 bilhões em obras públicas de infra-estrutura, modernização tecnológica e desenvolvimento de fontes alternativas de energia.

Como foi antecipado na sexta-feira, o diretor da delegacia regional da Reserva Federal (Fed, o banco central americano) em Nova Iorque, Timothy Geithner, será o próximo secretário do Tesouro.

Geithner, de 47 anos, é funcionário de carreira do Tesouro. Como diretor do Fed com jurisdição sobre Wall Street, trabalha ativamente no combate à crise desde seu começo. Seu nome foi bem recebido pelo mercado financeiro, que teve forte alta na última sexta e nesta segunda-feira.

O ex-secretário do Tesouro no governo Bill Clinton e ex-presidente da Universidade de Harvard Lawrence Summers, de 53 anos, será o principal assessor econômico do presidente, diretor do Conselho Nacional de Economia.

Obama também indicou a professora Christina Romer, da Universidade da Califórnia em Berkeley, como chefe do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca e Melody Barnes, ex-assessora sênior da Comissão de Justiça do Senado e sua assessora política durante a campanha, para chefe do Conselho de Política Interna.

Nenhum comentário: