A atual crise financeira global, iniciada nos EUA, vai acelerar o declínio relativo dos EUA e favorecer a ascensão da China e da Índia como superpotências do século 21, diz um relatório dos serviços de informações dos EUA.
Sua conclusão, mais ou menos óbvia desde o início do século, é que lá por 2025 teremos um mundo multipolar em que “os EUA serão o ator mais importante, mas menos dominante”.
O relatório Tendências Globais para 2025 prevê ainda maior instabilidade política e guerras por recursos naturais escassos, como água.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário