Uma barriga grande pode dobrar o risco de morrer prematuramente mesmo que o índice de massa corporal esteja dentro do que se considera normal, conclui um novo estudo feito com 350 mil pessoas na Europa e publicada hoje na prestigiada revista médica americana New England Journal of Medicine.
A pesquisa aponta fortes indícios de que armazenar um excesso de gordura ao redor da cintura é um risco significativo para a saúde, mesmo para quem não é obeso nem tem excesso de peso.
Ao fazer os exames no paciente, os médicos devem medir a cintura e os quadris, assim como o índice de massa corporal, sugerem os pesquisadores do Imperial College, de Londres, e o Instituto de Nutrição Humana de Potsdam, na Alemanha, entre outras instituições de pesquisa européias.
A cada 5 centímetros a mais de cintura, o risco aumenta 17% para os homens e 13% para as mulheres.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário