quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Transplante de medula óssea cura aidético

Um paciente de aids que recebeu um transplante de medula óssea de um doador com uma resistência natural ao vírus da imunodeficiência humana (HIV, do inglês) não teve nenhum sintoma da doença nos últimos dois anos, revelaram hoje dois médicos do hospital Charite, em Berlim.

Os doutores Gero Hutter e Thomas Schneider escolheram um doador com a resistência genética. Ele tem um gene que sofreu uma mutação que afeta um receptor - o CCR5 - usado pelo vírus da aids para infectar as células.

Ao relatar o caso, Hutter observou que, embora não tenha sido achado nenhum traço do vírus no paciente, de 42 anos, isso não significa que o HIV não esteja lá.

Hutter comentou ainda que o transplante de medula jamais vai se tornar o procedimento padrão para tratar a aids porque o paciente precisa ter sua medula completamente destruída antes de receber o transplante. No caso, o doente tinha também leucemia. Por isso, fez transplante de medula óssea.

A aids não tem cura. É tratada hoje com um coquetel de drogas anti-retrovirais capazes de controlar a doença, reduzindo a carga viral, às vezes para níveis não-detectáveis. Mas o vírus continua lá e pode voltar, se o tratamento for suspenso.

Nenhum comentário: