O governo do Iraque aprovou hoje um pacto de segurança com os Estados Unidos que prorroga por três anos a permanência no país das forças de ocupação americanas.
Pela primeira vez desde a invasão de março de 2003, há uma data marcada para os americanos saírem do Iraque: 31 de dezembro de 2011. Mas o acordo ainda precisa ser confirmado pelo Parlamento do Iraque, onde haverá resistência.
A partir de junho do próximo ano, os soldados americanos param de fazer patrulhamento em cidades iraquianas. Devem ficar nas suas bases, treinando as forças de segurança do Iraque.
Os soldados e agentes privados de segurança americanos perdem a total imunidade que gozavam até agora. Mas só poderão ser julgados
Uma das promessas do presidente eleito, Barack Obama, é retirar as tropas americanas de combate do Iraque em até 16 meses de governo. Como a posse é em 20 de janeiro, o prazo-limite seria maio de 2009.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário