segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Indústria britânica prevê recessão profunda

A Confederação da Indústria Britânica (CBI, do inglês) previu hoje uma recessão longa e profunda no Reino Unido, com queda de até 1,7% do produto interno bruto em 2009. Seria o pior desempenho da economia do país em 30 anos.

Há apenas dois meses, os economistas da confederação industrial britânica esperavam crescimento de 0,3% no próximo ano.

Em outra previsão sombria, a CBI estima que o total de desempregados vai chegar a 2,9 milhões em 2010, 9% da força de trabalho britânica.

Com esta contração da economia e a ameaça de deflação (queda de preços), o Banco da Inglaterra teria condições de baixar ainda mais sua taxa básica de juros. Depois do surpreendente corte de 1,5 ponto percentual para os atuais 3% ao ano, a menor taxa desde 1956, a CBI acredita que o banco possa reduzir os juros a até 1,5% ao ano.

"Desde que nossa última perspectiva tinha sido publicada, em setembro, o sistema bancário está sob imensa tensão, o que fez a confiança de empresas e consumidores desabar", comentou John Cridland, subdiretor-geral da CBI.

"Dadas a velocidade e a força com que a crise atingiu a economia, reavaliamos e reduzimos nossas expectativas para o crescimento econômico do Reino Unido. Mas a velocidade e a natureza global desta crisis torna impossível olhar muito à frente com qualquer certeza", acrescentou.

"O que está claro é que a recessão curta e suave que esperávamos há alguns meses parece agora que será mais profunda e mais longa. Uma conseqüência indesejada será uma significativa perda de empregos, muitos em setores relativamente isolados até agora."

Nenhum comentário: