quarta-feira, 12 de novembro de 2008

ONU pede aumento da força de paz no Congo

O secretário-geral Ban Ki Moon fez um apelo hoje aos países-membros das Nações Unidas para que enviem pelo menos mais 3 mil soldados para reforçar a força de paz da ONU no Leste da República Democrática do Congo.

Depois de uma noite de combates que deixaram vários mortos, o primeiro vôo com ajuda americano chegou hoje à cidade de Goma, capital da província de Kivu do Norte, no Leste da República Democrática do Congo. O representante americano entregou os suprimentos ao Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), que tem mais experiência para atuar numa das regiões mais perigosas do mundo.

Os corpos de rebeldes e soldados congoleses ficaram jogados ao longo das estradas. Há três meses, o Congresso Nacional de Defesa do Povo, liderado pelo general congolês renegado Laurent Nkunda, ataca o Exército do Congo e milícias aliadas que acusa de serem responsáveis pelo genocídio de 800 mil pessoas em 1994 na vizinha Ruanda, como a Frente Democrática pela Libertação de Ruanda.

Cerca de 250 mil pessoas estão em fuga por causa desde reinício da guerra civil congolesa, também conhecida como a Primeira Guerra Mundial Africana, porque envolveu nove países e centenas de grupos irregulares, com um total de mortos estimado em 5,4 milhões, incluindo os casos de fome e doenças provocadas pela guerra.

Nenhum comentário: