A expectativa de vitória do senador Barack Obama na eleição presidencial americana e de um novo governo dos Estados Unidos com força política para combater a crise animou os investidores no mundo inteiro. Se for eleito, ele deve lançar um plano de estímulo ao crescimento que pode incluir obras de infra-estrutura.
Na Ásia, a Bolsa de Tóquio, que ficara fechada ontem por ser feriado no Japão, subiu 6,3% hoje. A maioria das bolsas asiáticas seguiu a tendência
Na Europa, onde o Conselho de Ministros das Finanças da União Européia se reuniu para discutir medidas para estimular o crescimento e reformar o sistema financeiro internacional, a perspectiva de cortes de juros pelo Banco Central da Europa e o Banco da Inglaterra na quinta-feira também ajudou.
As principais bolsas terminaram o dia com altas em torno de 5%.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário