Diante dos sucessivos ataques de colonos rebeldes contra suas forças de segurança, o governo de Israel decidiu neste domingo suspender o financiamento de todas as cerca de 100 colônias não-autorizadas na Cisjordânia ocupada. Outras 120 colônias foram criadas pelo Estado de Israel, apesar da oposição do resto do mundo, já que o Direito Internacional proíbe a colonização de territórios ocupados militarmente.
"Há um número significativo de foras-da-lei se comportando de uma forma que ameaça o império da lei", declarou o primeiro-ministro demissionário Ehud Olmert na abertura da reunião ministerial deste domingo. "É uma situação intolerável que não podemos aceitar."
Os colonos têm atacado os palestinos e ativistas do movimento pacifista que tentam colher azeitonas, e o Exército de Israel tenta impedir os colonos radicais de regiões como Hebron de criarem problemas de segurança com os árabes. Esses colonos são fundamentalistas judeus que consideram toda a Palestina parte do território histórico da Grande Israel por direito divino.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário