O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, pretendem apresentar posições comuns européias na conferência internacional a ser realizada dia 15 de novembro em Washington para discutir uma profunda reforma do sistema financeiro internacional para tentar evitar novas crises globais como a atual.
Seria necessário um novo acordo como o obtido na Conferência de Bretton Woods, nos Estados Unidos, em 1944, quando foi criada a nova ordem econômica para o mundo pós-Segunda Guerra Mundial, com o surgimento de instituições internacionais como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional.
Até agora, os EUA mostram certa resistência, temendo que o resto do mundo queira impor limites à economia americana. Uma das propostas é reforçar o caixa do FMI com dinheiro da China e dos países árabes exportadores de petróleo do Golfo Pérsico. Em troca, eles querem mais voz e mais votos.
Leia mais no jornal inglêsFinancial Times.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário