O último dia da campanha para a Casa Branca foi marcado por uma maratona dos candidatos. Mas as batalhas foram travadas em território republicano. Isso reforça o favoritismo do senador democrata Barack Obama contra o senador republicano John McCain.
Só no estado da Pensilvânia, partidários de Obama bateram em um milhão de casas para tentar convencer os eleitores a votar. Nos Estados Unidos, o voto não é obrigatório.
O movimento dos partidários de Obama é um fator importante. Houve campanhas de alistamento eleitoral e agora, na reta final, a ordem é tirar o eleitor de casa. Ao que tudo indica o senador por Illinois conseguiu montar uma formidável máquina eleitoral.
Leia mais sobre o final da campanha no jornal francês Le Monde.
Confira o mapa eleitoral com o número de delegados de cada estado para o Colégio Eleitoral que vai eleger o presidente dos Estados Unidos em 15 de dezembro e as previsões com base nas pesquisas de intenção de voto.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário