terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Milhões protestam contra as FARC


Milhões de pessoas saíram às ruas na segunda-feira nas principais cidades da Colômbia e em 120 outras espalhadas pelo mundo para protestar contra o grupo guerrilheiro de esquerda Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), pedir paz e o fim da violência, e exigir a libertação dos reféns seqüestrados pelos rebeldes.

"Liberdade! Liberdade", "Não às FARC", "Não aos seqüestros", diziam os cartazes. Ao todo, houve 387 manifestações na Colômbia. Em Bogotá, o protesto teve a participação da ex-senadora e ex-candidata à Presidência em 2002 Clara Rojas, recém-libertada pela guerrilha.

A mobilização iniciada no site de relacionamentos da Internet Facebook deu a volta ao mundo. Chegou até Tóquio, passando por Miami, Washington, Los Angeles, Nova Iorque, Toronto, Ottawa, Montreal, Londres, Madri, Paris, Berlim, Roma, Estocolmo, Bruxelas e Genebra.

Em Caracas, onde o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, declarou que as FARC não são terroristas, a maior manifestação no exterior reuniu 3 mil pessoas. Em Quito, capital do Equador, foram 2,5 mil.

Nenhum comentário: