O Supremo Líder Espiritual da Revolução Islâmica, aiatolá Ali Khamenei, elogiou na terça-feira o papel do presidente Mahmoud Ahmadinejad no "grande sucesso" do programa nuclear do Irã.
"Uma das grandes conquistas da revolução em seus 29 anos é a questão nuclear", declarou o aiatolá diante da Assembléia dos Sábios. "O papel pessoal do presidente e sua resistência são bastante claros".
Ahmadinejad, ex-prefeito de Teerã, é um extremista que pertenceu à Guarda Revolucionária Iraniana e ameaça varrer Israel do mapa. Dois ex-presidentes, Hachemi Rafsanjani e Mohammed Khatami, criticam o atual chefe de Estado por isolar o Irã com sua insistência de não ceder à pressão internacional para autorizar inspeções mais rigorosas da Agência Internacional de Energia Atômica.
Como o poder de fato está com Khamenei, herdeiro do aiatolá Ruhollah Khomeini, alguns analistas desconsideravam as posições de Ahmadinejad como meramente retóricas. Mas ele tem o aval do Líder Supremo para desafiar os Estados Unidos e a Europa, que devem propor ao Conselho de Segurança das Nações Unidas novas sanções para pressionar o Irã a não fazer armas atômicas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário