sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Sarkozy quer ir à Colômbia por Ingrid

Depois de um apelo dramático da família da ex-senadora e ex-candidata à Presidência da Colômbia Ingrid Betancourt, o presidente da França, Nicolas Sarkozy fez um apelo às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) para libertá-la.

Um dos reféns libertados quarta-feira pelas FARC, o ex-senador Eladio Pérez, contou que Ingrid está com hepatite B, uma doença mortal que se contrai, entre outras maneiras, através da água contaminada.

Em imagens divulgadas pela guerrilha no final do ano passado, Ingrid aparece magra e pálida, com a saúde debilitada.

Nesta quinta-feira, o ex-marido dela, Fabrice Delloye, advertiu que o tempo está se esgotando: "Ela está morrendo. Já teve hepatite e, quando a doença volta, torna-se mais grave."

O filho dela, Lorenzo Delloye, acredita que "não temos muito tempo. Se não agirmos rapidamente, minha mãe vai morrer".

Ingrid é a mais valiosa entre todos os reféns seqüestrados pelas FARC. Com mediação do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, a guerrilha soltou seis ex-parlamentares nos últimos dois meses.

Na quarta-feira, as FARC anunciaram que as "libertações unilaterais" acabaram. Daqui para a frente, só aceitar trocar reféns por guerrilheiros presos. Mas o presidente colombiano, Álvaro Uribe, com sua política de "segurança democrática", nega legitimidade política à guerrilha e não quer ceder.

Nenhum comentário: