Com tanques e 10 mil homens, o Exército da Turquia invadiu o Norte do Iraque na quinta-feira à noite para atacar bases de guerrilheiros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, que luta pela criação de um país curdo independente.
Ao fazer o anúncio no Parlamento, na sexta-feira, o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan disse ter o consentimento dos Estados Unidos e prometeu só atacar os rebeldes curdos.
O governo da região autônoma curda no Iraque acusou a Turquia de desestabilizar a região e ameaçou reagir se a população civil for atingida.
Pelo menos 35 guerrilheiros foram mortos no sábado e 79 desde o início da ofensiva, afirmou o Exército turco. O PKK anuncia ter matado 22 soldados e alega que apenas cinco de seus militantes teriam sido feridos, mas nenhum teria morrido.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário