O governo do Chade responsabiliza os refugiados de Darfur pelo agravamento das tensões com o vizinho Sudão e dá um ultimato à comunidade internacional: ou remove os refugiados ou eles serão expulsos do país.
Para o primeiro-ministro Nouradin Koumakoye, o Sudão está fomentando a ação de rebeldes chadianos porque os refugiados de Darfur estão em acampamentos no Leste do Chade.
A região receberia em breve uma força de paz internacional liderada pela Europa, com mandato das Nações Unidas e da União Africana para conter o genocídio na província sudanesa de Darfur.
Diante da iminência da chegada da força de paz, o governo islamita do Sudão e a milícia aliada Janjawid intensificaram os ataques contra a população não-muçulmana de Darfur.
Desde 2003, pelo menos 250 mil pessoas foram mortas em Darfur em 2,5 milhões fugiram da província. Alguns jornais como The Washington Post falam em 450 mil mortos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário