O governo britânico resolveu nacionalizar o banco Northern Rock, abalado pela crise financeira iniciada no mercado de crédito hipotecário para clientes de segunda linha.
A decisão provocou um avalanche de críticas. O ministro das Finanças, Alastair Darling, declarou que o governo preferia uma solução de mercado, mas não apareceu ninguém capaz de tapar o rombo nas contas do Northern Rock.
Uma das propostas foi do chamado empresário hippie, Richard Branson, um dos empreendedores mais ousados do Reino Unido. Nem ele nem a outra proposta do setor privado, feita pelo atual comando do próprio Northern Rock, seria capaz de pagar os US$ 52 bilhões injetados pelo Banco da Inglaterra desde setembro de 2007.
Naquele mês, diante de boatos de que o Northern Rock tinha problemas financeiros por causa da crise nos Estados Unidos, houve uma corrida ao banco em massa de depositantes para sacar seu dinheiro, a primeira corrida bancária na Grã-Bretanha desde 1866, no reinado da rainha Vitória.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário