A empresa que tem o monopólio estatal de gás na Rússia, a Gazprom, fechou um contrato para produzir gás e petróleo no Irã.
O acordo é mais um sinal da parceria estratégica entre os dois países, parte do plano do presidente Vladimir Putin para recuperar o status de superpotência perdido com o fim da União Soviética. Com acurado oportunismo político, Putin aproveitou a tentativa dos Estados Unidos de isolar o Irã por causa do programa nuclear iraniano para reforçar os laços com Teerã.
"As duas partes concordaram em explorar em conjunto dois ou três blocos no campo de Pars do Sul, e a GazpromNeft participará de um projeto de produção de petróleo no Irã", declarou a Gazprom em nota.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário