Apesar da oposição da Sérvia, que recorreu à Rússia e ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, o primeiro-ministro Hashim Thaçi está prestes a declarar a independência do Kossovo, provavelmente neste domingo.
Tanto o presidente Boris Tadic quanto o primeiro-ministro da Sérvia, Vojislav Kostunica, prometem lutar contra a independência.
Em pronunciamento na televisão na quinta-feira, Kostunica acusou a Europa e os Estados Unidos de apoiar terroristas, considerando a independência do Kossovo uma "grave violação do direito internacional".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário