domingo, 24 de fevereiro de 2008

Ralph Nader se lança como independente

O advogado defensor dos direitos do consumidor Ralph Nader anunciou hoje que será candidato independente à Presidência dos Estados Unidos.

Nader disputou as duas últimas eleições. É acusado pelo Partido Democrata de entregar a Casa Branca ao presidente George Walker Bush em 2000 ao tirar votos do então vice-presidente Albert Gore Jr.

Gore perdeu para Bush por apenas 537 votos na Flórida. Na época, o estado era governado por Jeb Bush, irmão do presidente, o que suscitou inúmeras suspeitas da fraude eleitoral. Nader teve 78 mil votos na Flórida. Como a maioria seria de Gore, se Nader não disputasse a eleição, a participação do advogado foi decisiva para o triunfo de Bush, um dos presidentes mais medíocres da História dos EUA.

Em 2004, chamuscado por ter sido o grande eleitor de George W. Bush, Nader recebeu apenas 250 mil votos no país inteiro. Agora, só radicais que se negam a votar nos dois grandes partidos escolherão o campeão dos direitos do consumidor.

Outro independente, o empresário conservador texano Ross Perot, ajudou a derrotar, em 1992, o então presidente George Herbert Walker Bush, dando a vitória ao democrata Bill Clinton. Perot tentou de novo em 2004, quando Clinton teve uma reeleição trasqüila contra Bob Dole.

Nenhum comentário: