quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

FARC libertam quatro ex-parlamentares

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) libertaram na quarta-feira, 27 de fevereiro, mais quatro ex-parlamentares seqüestrados há mais de seis anos. O grupo guerrilheiro entregou os reféns ao ministro do Interior da Venezujela, Ramón Rodríguez, e à senadora colombiana Piedad Córdoba, principal aliada do presidente venezuelano, Hugo Chávez, na Colômbia.

Depois de caminharem durante 15 dias rumo à liberdade, Jorge Eduardo Géchem, Luis Eladio Pérez, Orlando Beltrán e Gloria Polanco foram resgatados por helicópteros venezuelanos na selva colombiana e levados para a base militar de São Domingos, no estado de Táchira, na Venezuela, de onde seguiram para Caracas. Lá, se reencontraram com seus familiares.

Em comunicado, as FARC anunciaram que acabaram as "libertações unilaterais". Daqui para a frente, os reféns serão trocados por guerrilheiros detidos em prisões colombianas.

A refém mais importante é a ex-senadora e candidata à Presidência da Colômbia Ingrid Betancourt, que tem dupla nacionalidade e é também francesa. Ela está seqüestrada há seis anos.

Nenhum comentário: