As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) libertaram na quarta-feira, 27 de fevereiro, mais quatro ex-parlamentares seqüestrados há mais de seis anos. O grupo guerrilheiro entregou os reféns ao ministro do Interior da Venezujela, Ramón Rodríguez, e à senadora colombiana Piedad Córdoba, principal aliada do presidente venezuelano, Hugo Chávez, na Colômbia.
Depois de caminharem durante 15 dias rumo à liberdade, Jorge Eduardo Géchem, Luis Eladio Pérez, Orlando Beltrán e Gloria Polanco foram resgatados por helicópteros venezuelanos na selva colombiana e levados para a base militar de São Domingos, no estado de Táchira, na Venezuela, de onde seguiram para Caracas. Lá, se reencontraram com seus familiares.
Em comunicado, as FARC anunciaram que acabaram as "libertações unilaterais". Daqui para a frente, os reféns serão trocados por guerrilheiros detidos em prisões colombianas.
A refém mais importante é a ex-senadora e candidata à Presidência da Colômbia Ingrid Betancourt, que tem dupla nacionalidade e é também francesa. Ela está seqüestrada há seis anos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário