segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Pentágono pede pena de morte para acusados pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001

O Departamento da Defesa dos Estados Unidos, o Pentágono, um dos alvos dos atentados de 11 de setembro de 2001, pediu hoje a pena de morte para seis acusados de planejar o ataque.

Eles estão presos na base naval de Guantânamo, um enclave americano em Cuba. Receberam 169 acusações, entre elas conspiração para matar, homicídio, violação das leis de guerra, seqüestro e terrorismo. Serão julgados por comissões militares e não por tribunais comuns, onde teriam direito a plena defesa.

O mais notório é Khaled Cheikh Mohammed, denunciado como o idealizador dos atentados. Interrogado sob tortura, ele confessou participação no atentado de 1993 contra o World Trade Center e no de 2002 contra dois bares da noite em Báli, na Indonésia, entre outras ações terroristas.

Quando o tribunal militar de exceção criado pelo governo George W. Bush se reunir, terá de decidir se vai ou não aceitar provas colhidas sob tortura. Provavelmente, sim. É por isso que serão submetidos a "comissões militares" e não há tribunais de verdade.

A principal ausência é de Ossama ben Laden, o líder da rede terrorista Al Caeda, a qual supostamente pertenciam os seis acusados de Guantânamo.

Nenhum comentário: