Os ataques de rebeldes e milícias na capital do Iraque diminuíram em 80%, afirmou sábado um alto funcionário iraquiano.
"Quando não se podia ouvir nada além de explosões, tiros e os gritos de mães, pais e filhos, e os corpos eram queimados e esquartejados, o povo de Bagdá espera a Operação Impondo a Lei", declarou o general Abud Kanbar, comemorando um ano do início da operação.
Nas últimas seis semanas de 2006, uma média de 43 corpos jogados nas ruas eram encontrados diariamente. O conflito sectário entre sunitas e xiitas deixou o país à beira da guerra civil.
Em 2008, a média caiu para quatro.
Para conter a violência, diversos muros de concreto foram erguidos pela cidade para separar sunitas e xiitas. Agora, as autoridades iraquianas já pensam em derrubar essas barreiras.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário