O Irã suspendeu seu programa nuclear em 2003 e não há certeza de que a república islâmica queira fazer a bomba atômica, afirma um novo relatório produzido pelos serviços secretos dos Estados Unidos.
Ao não dar como certo que o Irã está fazendo a bomba, a Estimativa Nacional de Inteligência contradiz declarações da Casa Branca, onde o presidente George Walker Bush declarou em outubro que uma bomba atômica iraniana provocaria a Terceira Guerra Mundial.
O relatório admite que o regime dos aiatolás continua enriquecendo urânio mas prevê que só teria material suficiente para fazer uma arma nuclear em "algum momento entre 2010 e 2015. Presume ainda que o Irã mantém a opção de fazer a bomba.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário