O presidente Rafael Correa conquistou uma grande vitória ontem nas eleições para uma Assembléia Constituinte convocada por ele para refundar o Equador e implantar o "socialismo do século 21", seguindo o exemplo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.
Com dois terços das urnas escrutinadas, a coalizão Acordo País, apoiada pelo governo, tem 62,2% dos votos. Em segundo, está o Partido Sociedade Patriótica (PSP), do ex-presidente Lucio Gutiérrez (2003-05), com 7,4%. Em terceiro, vem o Partido Renovador Institucional de Ação Nacional (PRIAN), com 6,4%.
Correa confirmou que pretende dissolver o Congresso, dominado pela oposição, o que será foco de um possível conflito institucional.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário