domingo, 25 de janeiro de 2015

Vinte morrem no aniversário da revolução no Egito

Pelo menos 20 pessoas morreram hoje em confrontos com as forças de segurança no Egito no Cairo, em Alexandria, Damanhur e Giza durante manifestações convocadas para festejar o quarto aniversário do início da revolução que derrubou o ditador Hosni Mubarak em 11 de fevereiro de 2011.

A polícia já espera protestos e reforçou a segurança. Alguns manifestantes alegaram que o presidente legítimo do país é Mohamed Mursi, da Irmandade Muçulmana, o primeiro e único chefe de Estado eleito democraticamente na história do Egito, derrubado por um golpe militar instigado por nova revolta popular contra seus métodos autoritários, em 3 de julho de 2013.

Desde então, o país é governado pelo marechal Abdel Fattah al-Sissi, eleito presidente em eleições convocadas para dar uma aparência de democracia a um regime que se parece cada vez mais com a ditadura de Mubarak. Absolveu o ex-ditador e hoje reprime tanto a oposição islamita quanto os liberais e socialistas que tomaram há quatro anos a Praça da Libertação, no centro do Cairo, sonhando com democracia e liberdade.

Nenhum comentário: