terça-feira, 9 de julho de 2013

Ex-ministro das Finanças será primeiro-ministro do Egito

O ex-ministro das Finanças Hazem al-Biblawi, foi nomeado hoje chefe de governo interino do Egito. É um economista liberal, fundador do Partido Social-Democrata Egípcio. Seu nome não tinha sido citado em dois anúncios anteriores não confirmados.

Favorito no primeiro momento, o ex-diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica Mohamed ElBaradei, ganhador do Prêmio Nobel da Paz 2005, foi vetado pelo partido salafista Nour. Hoje foi indicado para vice-presidente.

Líder da Frente de Salvação Nacional, que se opõe à islamização da política, ElBaradei é uma das principais vozes liberais do Egito revolucionário. É visto com desconfiança por parte do país por ter passado a maior parte de sua vida pública no exterior.

Ontem, o presidente interino Adli Mansour anunciou que um referendo para aprovar uma nova Constituição preparada por uma comissão de notáveis será realizado dentro de quatro meses e meio. As eleições parlamentares devem ocorrer no início de 2014. Depois da instalação do novo Parlamento, haveria uma nova eleição presidencial

A Irmandade Muçulmana rejeitou o cronograma do presidente interino, insistindo na reinstauração no poder do presidente deposto, Mohamed Mursi.

Nenhum comentário: