quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Tribunal da ONU examina acusação de genocídio a Israel

A Corte Internacional de Justiça das Nações Unidas, com sede em Haia, na Holanda, começa a ouvir hoje e amanhã as alegações da África do Sul de que Israel comete "atos de genocídio" contra o povo palestino na Faixa de Gaza. O Brasil apoia a reclamação sul-africana.

Cada parte terá 3 horas para apresentar a acusação e a defesa. A África do Sul exige que o tribunal ordene um cessar-fogo, acusa Israel de matar e afetar a saúde física e mental dos palestinos em Gaza e de criar condições de vida calculadas para levar à destruição física dos palestinos.

A pedido da organização não governamental Repórteres sem Fronteiras, o Tribunal Penal Internacional vai investigar as mortes de jornalistas na guerra de Israel contra o grupo terrorista Movimento de Resistência Islâmica (Hamas).

O Conselho de Segurança da ONU aprovou resolução condenando os ataques da milícia iemenita huti contra navios cargueiros no Mar Mediterrâneo e exigindo sua cessação imediata. De acordo com o jornal britânico Telegraph, as ações são supervisionadas diretamente pelo Supremo Líder Espiritual da Revolução Islâmica, aiatolá Ali Khamenei, o ditador do Irã.

O que é genocídio? Veja no meu comentário:

Nenhum comentário: