sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Hoje na História do Mundo: 26 de Janeiro

DESCOBRIMENTO DO BRASIL

    Em 1500, o espanhol Vicente Yáñez Pinzón, comandante da Niña, uma das três naves da frota de Cristóvão Colombo na Descoberta da América pelos europeus, em 1492, é provavelmente o primeiro navegante europeu a estar ao Brasil.

A frota de Yáñez Pinzón chega ao Cabo de Santo Agostinho, hoje parte do estado de Pernambuco, no Nordeste, e segue ao longo da atual costa brasileira até a Foz do Rio Amazonas.

Em 22 de abril daquele ano, Pedro Álvares Cabral chega a Porto Seguro e reivindica o território para a coroa portuguesa com base no Tratado de Tordesilhas.

COLÔNIA PENAL

    Em 1788, o capitão Arthur Phillip chega com 11 navios de condenados para fundar a colônia penal de Nova Gales do Sul, dando início à colonização britânica da Austrália.

A data, comemorada como Dia da Austrália, é polêmica porque marca o início da invasão europeia e da opressão dos aborígenes, que chamam Dia da Invasão e só tiveram seus direitos reconhecidos a partir dos anos 1960.

A frota chega a Baía Botany em 18 de janeiro, mas considera as condições inadequadas e vai para Porto Jackon, na região onde fica hoje o porto de Sídnei, a maior e mais rica cidade australiana.

O país tem duas colônias penais, em Nova Gales do Sul e na Tasmânia, chamada na época de Terra de Van Diemen. Mais tarde, o Império Britânico cria uma terceira no Rio Cisne, no Oeste da Austrália.

Essa combinação de colonização e punição, com invasão, exílio em massa, trabalhos forçados, exploração e genocídio dos nativos, é uma das tragédias promovidas pelo Império Britânico sob o pretexto de levar a "civilização" a povos tecnologicamente mais atrasados.

É um passado trágico e até pouco tempo ignorado pela história oficial, que dava como marco da colonização da Austrália a corrida do ouro, descoberto em Nova Gales do Sul em 12 de fevereiro de 1851. 

REPÚBLICA DA ÍNDIA

    Em 1950, a Índia se torna uma república, consolidando a independência do Império Britânico.

A própria ideia de índia vem do Império Britânico. A Companhia das Índias Orientais domin a região de Bengala por 100 anos, de 1757 e 1857, quando o país passa para a adminstração direta do império. Em 15 de agosto de 1947, torna-se independente. 

Com mais de 1,2 mil povos que falam 900 línguas, a Índia é é a maior democracia e tem a maior diversidade cultural do planeta. Quando se torna independente, o território administrado pelo Império Britânico é dividido entre Índia e Paquistão, que viram inimigos. Desde então, travaram quatro guerras e desenvolveram armas nucleares.

O Dia da República é a data em que entra em vigor a Constituição da Índia, substituindo a Lei de Governo da Índia, de 1935, ainda no período imperial. Aí o Domínio da Índia, o nome imperial, vira República da Índia.

A Constituição declara que é a Índia uma república soberana, socialista, secular e democrática. Assegura aos seus cidadãos justiça, igualdade e liberdade, e se esforça para promover a fraternidade. 

As principais características da Constituição são o sufrágio universal para todos os adultos, o sistema parlamentar de governo no modelo britânico a nível federal e estadual, e o Poder Judiciário independente.

Nenhum comentário: