quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Hoje na História do Mundo: 11 de Janeiro

NASCE ALEXANDER HAMILTON

    Em 1755 ou 1757, nasce em Névis, nas Antilhas Britânicas, Alexander Hamilton, estadista, político, acadêmico, comandante militar, economista e banqueiro, um dos fundadores e o primeiro secretário do Tesouro dos Estados Unidos (1789-95).

Hamilton entra para o King's College, hoje Universidade de Colúmbia, em 1773. Defende publicamente a Festa do Chá de Boston, quando colonos invadem o porto da cidade, em 16 de dezembro de 1773, e jogam no mar uma carga de chá da Companhia das Índias Orientais em protesto contra os aumentos de impostos pagos ao Império Britânico.

Nos dois anos seguintes, Hamilton escreve panfletos apócrifos contra a importação, o consumo e a exportação de produtos britânicos.

Durante a Guerra da Independência dos EUA (1775-83), Hamilton é capitão da artilharia de Nova York. Ele organiza uma companhia. Na Batalha de Trenton, impede as forças britânicas sob o comando de Lorde Cornwallis cruzem o Rio Raritan e ataquem o exército de George Washington.

Em fevereiro de 1777, Washington, comandante do Exército Continental, o convida para ser ajudante de ordens com a patente de coronel. Ele cumpre várias missões. Fluente em francês, vira oficial de ligação com os generais e almirantes franceses que apoiam a rebelião.

Depois da guerra, Hamilton é um dos delegados da Convenção Constitucional, que redige a Constituição dos EUA em 1787. É um dos principais autores dos Artigos Federalistas. Defende um governo central forte.

No Relatório sobre um Banco Nacional, em 14 de novembro de 1790, ele defende a criação do Banco dos Estados Unidos, no modelo do Banco da Inglaterra para fortalecer a aliança entre o Estado e o setor empresarial.

É adepto das ideias de Adam Smith, o pai de ciência econômica, que chama de economia política, e do liberalislimo econômico, e autor do clássico A Riqueza das Nações, mas discorda de Smith por ser a favor da intervenção estatal na economia.

Hamilton é contra partidos políticos. Defende um governo de homens ilustrados, mas funda o Partido Federalista, que se opõe ao Partido Republicano, criado por Thomas Jefferson e James Madison, dois outros pais da pátria. Detesta a Revolução Francesa e suas ideias igualitárias. É um dos principais autores do Discurso de Despedida de Washington, em 1796.

Em 1804, ele barra a candidatura de Aaron Burr a governador de Nova York, que o desafia para um duelo. Hamilton é baleado no duelo, em 11 de julho de 1804 e morre no dia seguinte.

FUMAR DÁ CÂNCER

    Em 1964, o clínico geral dos Estados Unidos, Luther Terry, divulga um relatório bombástico com a conclusão de que fumar causa câncer. 

A notícia sai no sábado para amenizar o impacto sobre a bolsa de valores. 

Desde os anos 1930, os médicos constatam um aumento no câncer de pulmão e o tabaco é suspeito. Os primeiros estudos científicos foram publicados no Reino Unido no fim dos anos 1940. 

Nenhum comentário: